Uso de parâmetros em interações com API e Excel (intervalos com nome)

Já vimos como criar gráficos e relatórios com as API’s do ITM Platform e Power Query para Excel. Com estas técnicas, você poderá extrair e modificar toda a informação necessária, mas faltava poder personalizar as interações com a API com parâmetros para – por exemplo – enviar o nome do usuário e a senha, ou filtrar resultados.

Neste artigo, mostramos como você pode fazer isso usando células, ou “intervalos com nome” no Excel. A ideia básica é definir a planilha de cálculo permitindo ao utilizador introduzir dados, que serão utilizados mais tarde pela Power Query na interação com a API do ITM Platform.

Aqui estão os passos:

1. Dê um nome a cada célula

Células (ou intervalos) no Excel podem ter um nome. Serão a referência que iremos utilizar mais tarde na Power Query

Neste exemplo, demos um nome a “companyURL” (na imagem), “email”, “password”, “datein” e “dateout”.

Dica: para que a senha não esteja visível na célula, escolhemos o formato padrão **;**;**;**. Por favor note que esta NÃO é uma maneira segura de armazenar senhas. Esconder e proteger, dentro da planilha de cálculo, ajuda, mas a senha continua acessível.

2. Faça uma consulta desde uma tabela ou intervalo

Para cada célula, criamos uma consulta “a uma tabela ou intervalo” no menu “Data”.

3. Remova os dois últimos passos

Quando você criar a consulta, uma janela pop-up irá mostrar três passos criados automaticamente. Remova os últimos dois.

4. Clique com o botão direito do mouse no valor da entrada e selecione “Drill Down”.

5. Feche e carregue como “Apenas Conexão”

Vá ao menu Home e selecione “Fechar e carregar como…” escolhendo depois “apenas criar conexão”.

Isto criará um parâmetro (“companyURL”) que podemos utilizar nas consultas às API’s do ITM Platorm, simplesmente utilizando o seu nome.

6. Utilize os parâmetros

Agora é apenas uma questão de utilizar os parâmetros nas consultas, conectando-os com o texto necessário. Neste exemplo, estamos usando os parâmetros companyURL, email e password para obter o token de conexão.

myToken = Json.Document(Web.Contents("https://api.itmplatform.com/" & companyURL & "/login/" & email & "/" & password))

 

Nota importante: tal como em artigos de exemplos anteriores, você terá de selecionar nas opções “Ignorar sempre os níveis de privacidade” no menu Opções do Excel.